quem somos

serviços

clientes

projetos

biblioteca

instituto

contato

A importância da comunicação para o bom andamento das obras de infraestrutura urbana é o tema de palestra ministrada pelo Instituto Communità aos alunos do IFSP

Turma de pós-graduação em Aeroportos e participantes da SEDCITEC 2016 puderam tirar dúvidas e compreender as demais áreas envolvidas em obras de infraestrutura

 

Turma de pós-graduação em Aeroportos (13.09.16)

 

No mês de setembro, o Instituto Communità apresentou aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP a palestra “Além da Engenharia, implantação de obras de infraestrutura urbana”. No dia 13, a convite do professor Dr. André Luiz S. Barbosa, os estudantes de pós-graduação em Aeroportos debateram o tema com o palestrante Rafael Honorio. E na terça-feira, 20, foi a vez dos participantes da Semana de Educação, Ciências e Tecnologia – SEDCITEC 2016. Os encontros discutiram a importância da área de comunicação no bom andamento das obras, desde a fase inicial.

 

Segundo Rafael Honorio, do Instituto Communità, é importante verificar com atenção o edital para entender se todos os encargos do licenciamento e da comunicação serão passados a quem executa a obra. Por isso, é interessante considerar, no levantamento de custos, a contribuição de um programa de comunicação e do licenciamento ambiental, que muitas vezes estão entre os gastos não previstos que surpreendem o executor.

Participação na SEDCITEC 2016 (20.09.16)

 

Além disso, o plano de comunicação deve estar contemplado desde antes das audiências públicas, não somente por ser uma condição legal de algumas obras, mas pela possiblidade de minimizar impactos, mediar conflitos e estabelecer um diálogo transparente com a comunidade. É fundamental pensar na estrutura de comunicação, pois quando esse trabalho é bem executado e a comunidade é engajada e tem suas dúvidas e insatisfações esclarecidas, a obra como um todo é beneficiada, podendo vencer, inclusive, barreiras políticas que servem de impedimento à continuidade da obra, por exemplo, nas situações em que há mudança de partido na gestão.

 

Para que seja um sucesso, é necessário que a relação entre a comunicação e a engenharia seja compreendida como um benefício, aliada na implantação da obra e suas etapas. Atualmente, esse trabalho é muito visto como um gasto desnecessário, ou importante apenas nos momentos de gestão de crises quando, na verdade, se executado desde o início do processo, pode evita-la – e também poupar as empresas envolvidas dos prejuízos inerentes às crises. A comunicação que aproxima a empresa da população e evita desgastes de imagem é um valor que nem mesmo pode ser mensurado, e seus impactos positivos no andamento da obra são tão importantes quanto a boa execução técnica do projeto.

 

O Instituto Communità tem em seu DNA a aproximação com a academia, a fim de compartilhar experiências com alunos e professores. Se você tem interesse em realizar alguma palestra sobre nossos temas de atuação em sua universidade, entre em contato conosco pelo e-mail instituto@communita.com.br ou pelo telefone 11 4262-0607.

 

fonte: Communità

 

< voltar para home